Grândola

Things to do - general

O concelho de Grândola tem uma área de 814 km2, estendendo-se a sua costa desde a Península de Tróia até Melides, ao longo de 45 km, albergando  cerca 14.900 de habitantes e subdividido em 5 freguesia: Azinheira de Barros e São Mamede do Sádão, Carvalhal, Grândola, Melides e Santa Margarida da Serra.

Se, do ponto de vista climático, o concelho é definido por duas grandes zonas, litoral e interior, quanto às características geológicas e uso do solo são identificáveis três grandes zonas – a Bacia do Sado, a serra de Grândola e a faixa litoral.

Diferenciam-se, antes de mais, pelo ambiente físico e paisagístico criado pelo relevo, o clima e a flora próprios a cada uma delas, mas as suas especificidades locais estendem-se às potencialidades e formas de exploração agrícola e à dinâmica de ocupação urbana.

Com grandes áreas completamente despovoadas, o concelho tem vindo a desenvolver-se lentamente junto de Melides e Carvalhal devido à crescente procura turística. As praias são parte da beleza deste concelho: Tróia, Comporta, Carvalhal, Galé, Alberta Nova e Melides compõem 45 km de areal e combinam a beleza do oceano com a paisagem refrescante da serra da Arrábida.

Centro geográfico do concelho, Grândola tem vindo a demonstrar uma grande capacidade de atracção relativamente aos restantes centros urbanos, em especial os do interior .

Sobre o destino

Posto de Turismo de Grândola
Praça Marquês de Pombal, nº 1 e 3 (junto à igreja matriz)
7570 - 139 Grândola
Morada para envio de correio:
Rua Dr. José Pereira Barradas
7570 - 281 Grândola
269 750 429
Dias Úteis - 09h00 às 17h00
Sábados - 10h00 às 13h00
Encerra Domingos e Feriados

Brejo da Amada

Brejo da Amada

Muda, 7570-337 Grândola, Grândola
Nos meses de verão, a partir de 1 de Junho  , e em épocas especiais, Final do Ano, dia dos Namorados Mais info
Herdade das Barradas da Serra

Herdade das Barradas da Serra

Tróia / Carvalhal EN 261-1, Grândola
Herdade das Barradas da Serra, Sociedade Agrícola, Lda explora 800 hectares em duas unidades indepen Mais info
Pinhal da Coutada

Pinhal da Coutada

Pinhal da Coutada - Cx Postal 3203, 7570-769 Melides, Grândola
Situado a 12 minutos de carro da Praia de Melides, o Pinhal da Coutada apresenta arquitectura tradic Mais info

Ainda não temos ofertas de Rotas e actvidades neste destino. Estamos a processar informação. Brevemente disponível.

Untitled-3

Grândola é de novo este ano, o Concelho do Alentejo com mais Bandeiras Azuis, num total de nove praias e uma marina com Bandeira Azul.

As praias de Melides, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar mantêm a Bandeira Azul, que continua também hasteada na Marina de Tróia.

Entre o Oceano Atlântico e a planície alentejana, numa extensão de 45 km, desde o extremo da Península de Tróia até à praia de Melides, a costa do concelho de Grândola, é a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo, uma mancha contínua de areal. A paisagem litoral é caracterizada por uma costa baixa de extensas praias arenosas, constituídas por vezes pelos sedimentos avermelhados das escarpas arenosas recentes.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.